Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Compromisso 5 - Pesquise na BÍBLIA

Quando você compra algo novo, frequentemente recebe um manual de instruções. Em sua vida em Cristo, você precisa do manual de isntruções de Deus, a Bíblia. O Senhor se comunica conosco através da sua palavra.

Habitue-se a orar: “Querido Deus, obrigado por me mostrares como tú és por meio das Sagradas Escrituras. Ajuda-me a ler, estudar e obedecer a tua Palavra. Amém.”

Ocupe-se com a leitura da Bíblia: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3: 14-17.

Memorize o versículo 16. (Em azul).

Realize a vontade de Deus:

Depois da minha conversão, disseram-me que eu deveria começar a ler a Bíblia. Mas ela parece dificil de entender e é maior que qualquer livro que já tentei ler. Por onde devo começar?

Em nenhum lugar na Bíblia está escrito-: “Comece aqui” ou “Leia isto a seguir”. Consequentemente, precisamos da ajuda de alguém.

Quando duas pessoas que se amam têm que se separar por um tempo, elas geralmente trocam inúmeras correspondências. Ficar por dentro dos fatos da vida cotidiana da pessoa amada constrói um relacionamento de amor e devoção.

Se quer descobrir como o relacionamento progrediu, você precisa conhecer pequenos fatos dessa história.

É assim que acontece em relação a Bíblia. Os eventos que ocorreram tempos atrás parecem não ter nenhuma importância para nós hoje. Mas, se o seu objetivo é entender o relacionamento entre Deus e o seu povo, esses detalhes são informações essenciais.

Os novos convertidos geralmente querem ir direto ao ponto. Mais tarde, ao crescerem em sua fé, estarão mais interessados nos detalhes que os ajudarão a visualizar o plano de Deus como um todo.

Então, por ora, considere as seguintes sugestões:

1. Conheça a Jesus Cristo. Ouça as palavras dele. Tente entender o que cada história diz e observe como Ele trata os outros. João revelou que escreveu seu livro “para que creais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). Os primeiros quatro livros do ovo Testamentodão quatro perspectivas diferentes sobre a vida de Jesus. Sua prioridade deve ser conhecer o Mestre.

2. A seguir, comece a ler as cartas menores que Paulo, Pedro e João escreveram (as cartas de Paulo vão de Romanos a Filemom).

3. Depois leia Provérbios. Você pode ler um capitulo por dia, e temrinar o livro em um mês.

4. Na sequeência, leia Genêsis, Êxodo, Daniel e Jonas. Esses livros oferecem histórias de pessoas cujos problemas não eram tão diferentes dos seus. Aprenda com os exemplos da vida deles. Assim, você não irá cometer os mesmos erros que eles cometeram.

Não há atalhos na vida cristã. Precisamos ser suficientemente disciplinados para estudar a Bíblia. E, assimpodemos encontrar todos os tesouros que Deus quer dar àqueles que “cavarem” mais e mais fundo. Essa é uma tarefa extremamente agradável!

Atue: Comprometa-se a passar cinco minutos por dia lendo a Bíblia. Como resultado dessa leitura, escreva em seu diário, o que você aprendeu e decidiu fazer. Peça a Deus que o ajude.

Com mais esse compromisso, nos comprometemos a passar 8 minutos diário com o Senhor no minímo. É tão pouco, não é mesmo? Comece com esses 8 minutos, e em breve verá a delicia abundante que é está na presença do Senhor, assim como o salmista diz: “Em Tua presença há delicias perpetuamente.”

Logo, logo coloco um pouco do que aprendo com esse compromisso. (Esse vai dá um post maior que os outros Atue.).

Beijinhos e uma ótima noite. (Já são 23:36 hrs, amanhã o compromisso é Jesus, o nosso Salvador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário